A leitura é um testemunho oral da palavra escrita.

13/01/2012

Fogo (O)


Sinopse
Em 1988, O Oito, de Katherine Neville, revolucionou o panorama dos romances de intriga e redefiniu as normas universais do suspense. Vinte anos depois, O Fogo dá continuidade à história.

1822, Albânia: trinta anos após a Revolução Francesa, está iminente a guerra da independência grega. Ali Paxá, o mais poderoso governante do Império Otomano, encarrega a sua jovem filha Haidée de levar para fora do país uma peça crucial do tabuleiro de Xadrez de Montglane. Perseguida por inúmeros inimigos, Haidée viaja através de Marrocos, Roma e Grécia até ao centro do Jogo cujos segredos têm origem na cidade de Bagdade, mil anos antes.

2003, Colorado: Alexandra Solarin desloca-se ao refúgio ancestral da família, nas Montanhas Rochosas, para o aniversário da mãe. Há trinta anos, Cat Velis e Alexander Solarin, os seus pais, acreditavam ter espalhado as peças do Xadrez de Montglane por várias partes do mundo, enterrando-as e ocultando assim os segredos do poder que quem as possuísse deteria. Mas, ao chegar ao seu destino, Alexandra descobre que a mãe desapareceu e que uma série de pistas por ela estrategicamente deixadas só podem indicar que algo de muito sinistro foi posto em marcha. A peça mais importante do tabuleiro de xadrez de Carlos Magno reapareceu?

Misturando um estilo requintado com uma narrativa absorvente em que o suspense nunca para, Katherine Neville consegue mais uma vez tecer uma cativante história de ação, intriga e mistério.


Apreciação
Uma coisa é certa, as sequelas raramente são melhores que o livro inicial, e este é um caso paradigmático dessa verdade de la Palisse, o primeiro livro "O OITO", foi um excelente livro e agora O Fogo não se lhe compara. 
É verdade que distam quase vinte anos entre estes dois romances, e acredito que se tivessem sido escritos de seguida, estaríamos agora na presença de um romance com outro fôlego, mas o tempo que para muitas outras coisas é amiga da perfeição, neste caso deu-se exactamente o contrário. Mas não estamos na presença de um mau livro, nada disso, apenas nos fica um travo de nostalgia, já que este livro já segue as peugadas de Dan Brown, enquanto que o primeiro tinha outra leveza e brilhantismo.

CLASSIFICAÇÃO DAS LEITURAS...
7-Muito Bom

Título
O FOGO
Saga

Tema
Romance 
Editora
Porto Editora
Autor
Páginas
495
Data de Leitura
14/02/2011
ISBN
978 972 0 04084 8

0 comentários: