A leitura é um testemunho oral da palavra escrita.

12/10/2011

Corsários do Levante


Quase todos os livros de Pérez-Reverte me fazem sonhar, e os 6 livros já editados em Portugal do Capitão Alatriste, neste caso estamos a acompanhar a edição espanhola, por isso aqui ficam os parabéns à ASA, e como dizia, o Capitão Alatriste mais que todos, faz-me sonhar.
Alatriste é um soldado da Espanha católica, profundamente católica, no tempo dos Filipes (os mesmos de Portugal), e que dá guerra a meia Europa e ainda aos "turcos".
A escrita de Reverte fascina-me, as emoções, os sentimentos, e a crueza da vida é descrita de uma forma elaborada que nos deixa literalmente no meio da acção, e ainda o contexto histórico, onde Reverte demonstra a sua faceta de jornalista e estudioso, conseguindo transmitir todo o ambiente da época.
Quando termino a leitura de Alatriste, fico sempre a pensar o quanto Alatriste rima com triste, porque o capitão é um personagem triste é um personagem, que acima de tudo preza a honra e o rei, mas a honra e o rei não lhe dão nada em troca. 
A mim Alatriste faz-me sonhar...

Sinopse
Durante quase dois anos servi com o capitão Alatriste nas galés de Nápoles. Por isso falarei agora de escaramuças, corsários, abordagens, matanças e saques. Assim vossas mercês saberão como era respeitado, temido e odiado o nome da minha pátria também nos mares do Levante.
Perseguições e batalhas navais um pouco por todo o Levante, perigosos galanteios em Nápoles, a luta contra os Turcos e saques no Chipre marcam a nova aventura do capitão Alatriste nas turbulentas águas do Mediterrâneo do século XVII.




CLASSIFICAÇÃO DAS LEITURAS...
10-São estes os livros que nos fazem sonhar...

Título
CORSÁRIOS DO LEVANTE
Saga
As Aventuras do Capitão Alatriste
Tema
Romance 
Editora
Asa
Autor
Páginas
247
Data de Leitura
12/11/2010

0 comentários: