A leitura é um testemunho oral da palavra escrita.

16/09/2011

Quarto Planeta (O)


Nestes livros mais antigos, ou lidos no século passado, pretendo apenas relembrar-me do bom que foi lê-los.
Comprei este livro em Sesimbra algures no Verão de 1986, e li-o de uma vez enquanto estava de férias no campismo, este foi o primeiro livro da colecção de ficção cientifica da Caminho que comprei e que li. 
Mas este livro nada tem de leitura de Verão, trata-se de uma história de FC clássica, mas que a meio do livro, apresenta algumas muito boas variações, nas quais temos algumas lutas religiosas e politicas, num planeta com uma entidade muito própria. Este é um bom livro de muito boa leitura e com um final, que não vou contar, mas que é surpreendente. 
Este livro fez com que comprasse a colecção de ficção cientifica e policial da Caminho, até ao número 150... 


Sinopse
Eis uma história movimentada e densa, escrita com competência e imaginação que geralmente se reconhece aos consagrados autores anglo-saxónicos. É da autoria de João Aniceto e foi o seu segundo romance. O primeiro, "Os caminhos nunca acabam", ganhou em 1982 o Prémio Editorial Caminho de Ficção Científica.
Assim, João Aniceto iniciou e ergueu a Ficção Científica portuguesa, a um patamar mais elevado, combinando muito naturalmente uma visão original e rica com desembaraço e, digamos assim, o "profissionalismo" dos autores estrangeiros que criaram em Portugal o vasto público amador do género.


CLASSIFICAÇÃO DAS LEITURAS...
7-Muito Bom

Título
O QUARTO PLANETA
Colecção
Nº 29 Caminho ficção científica
Tema
Ficção Científica
Editora
Caminho
Autor
Páginas
341
Data de Leitura
1986
ISBN

0 comentários: