A leitura é um testemunho oral da palavra escrita.

23/09/2011

Carter vence o Diabo



Do que mais gostei neste livro, foi o facto de a sinopse não nos preparar nem nos mostrar o que realmente o livro vale e merece. A crítica para este primeiro livro de Glen David Gold, foi extremamente elogiosa, no entanto nem sempre estamos alinhados com a crítica, ou com os críticos literários, mas neste caso, não podia estar mais de acordo.

O romance é uma ficção da vida de Charles Carter um famoso mágico de São Francisco, e o livro leva-nos a percorrer a vida de Carter desde a infância abastada de uma família rica, passando pela iniciação à magia e ao encontro com o presidente dos Estados Unidos num dos seus espectáculos, encontro este que vai ser o fio condutor de toda a história, já que o próprio presidente vai participar numa das suas famosas magias e… tudo corre bem, só que 2 horas depois o presidente morre. Não estou a cometer nenhuma inconfidencialidade, já que ficamos a saber da sua morte, na primeira linha do livro…
A história vai girar em torno da magia e de factos verídicos que ocorreram na época, e leva-nos a conhecer o ambiente “da magia”, onde também conhecemos o próprio Houdini, e oferece-nos um ambiente “de magia”, através de um retrato da época com muito humor, que nos consegue surpreender, como não podia deixar de ser num livro da vida de um ilusionista (mágico), e acima de tudo divertir.
Em suma este é um livro a não perder, é um livro que se lê facilmente, e acima de tudo é um livro que foge bastante ao estereótipo do livro de época, e que nos surpreende até ao fim


Sinopse
A América dos anos 20 é uma nação obcecada com a magia. Não o tipo de magia apresentada em teatros um pouco por todo o lado, mas a magia da tecnologia, da ciência e da prosperidade. É nesse contexto que entra em palco Charles Carter – conhecido como Carter, o Grande –, um jovem ilusionista de inquestionável talento que rapidamente se torna numa lenda. Os seus espectáculos são extravagantes, os cenários elaborados e a assistência exigente. Noite após noite, um pouco por todo o país, Carter realiza as suas magistrais façanhas, levando o seu estilo único a todos aqueles que anseiam por prodígios. Mas nada na sua carreira havia preparado Carter para o número mais ousado de sempre, que tem como protagonista nem mais nem menos que o Presidente Warren G. Harding e que poderá acabar por custar a Carter a reputação que tanto se esforçou por construir…

Combinando realidade e ficção, Carter Vence o Diabo é um livro pleno de referências históricas que evocam os excessos e a exuberância dos Loucos Anos 20; uma história complexa sobre a viagem de um homem através de um mundo mágico e, por vezes, perigoso, onde a ilusão está acima de todas as coisas.


“Uma grande história muito bem contada, numa linguagem simples que brilha com elegância. É de primeira categoria.”The New York Times Book Review

”Um livro arrebatador. Consegue espantar, assombrar, iludir e, sempre, sempre, divertir.”The Guardian

“Cativante, cómico e mágico, este romance é certamente um primeiro romance a reter.”Independent on Sunday

“Um romance admirável.”Times Literary Supplement

”Carter Vence o Diabo permite-nos uma leitura inteligente e delirante – é agradável ter de novo um pouco de magia na ficção.”
The Observer (Books of the Year)


CLASSIFICAÇÃO DAS LEITURAS...
8-Excelente

Título
CARTER VENCE O DIABO
Saga

Tema
Romance
Editora
Asa
Autor
Páginas
613
Data de Leitura
20/09/2011
ISBN
972-41-3950-6

0 comentários: