A leitura é um testemunho oral da palavra escrita.

20/09/2011

Caim




Um dos aspectos que me levou a iniciar este blog, é o de poder escrever as minhas sensações dos livros que li, tanto dos actuais como dos passados, criando assim um repositório, de sensações de todos os livros lidos, para mais tarde recordar…

Opinar sobre livros de José Saramago, é de uma dificuldade extrema, mas não quero deixar de passar o que senti, aquando do tão discutido “Caim”.
Este é mais um livro de José Saramago em que a temática da Bíblia é o tema central, Caim um dos personagens do Antigo Testamento, é transposto para o romance de José Saramago, como um homem e não um herói ou um deus, como não podia deixar de ser, mas um homem e fratricida, que terá vivido á 3 ou 4 mil anos. Ora o que nos surpreende sempre nestes temas de José Saramago é isso mesmo, o percebermos que se Caim existiu, foi um homem, e como homem que foi, teve sentimentos, arrebatamentos, disputas, viu mundos, amou… matou.
E como terá sido viver naquela época? É isso que José Saramago, nos mostra, tendo sempre como pano de fundo todas as metáforas e descrições da Bíblia, e no fim, teremos obrigatoriamente de nos questionar sobre este homem, e sobre o papel que Deus teve ou não na sua vida.
Este é um livro a ler de um fôlego e sem preconceitos.

Sinopse
Quem diabo é este Deus que, para enaltecer Abel, despreza Caim?
Se em O Evangelho Segundo Cristo José Saramago nos deu a sua visão do Novo Testamento, em Caim regressa aos primeiros livros da Bíblia. Num itinerário heterodoxo, percorre cidades decadentes e estábulos, palácios de tiranos e campos de batalha pela mão dos principais protagonistas do Antigo Testamento, imprimindo ao texto o humor refinado que caracteriza a sua obra.
Caim revela o que há de moderno e surpreendente na prosa de Saramago: a capacidade de fazer nova uma história que se conhece do princípio ao fim. Um relato irónico e mordaz no qual o leitor assiste a uma guerra secular, e de certa forma, involuntária, entre o criador e a sua criatura.

CLASSIFICAÇÃO DAS LEITURAS...
9-Obra-Prima
Título
CAIM
Saga

Tema
Romance 
Editora
Caminho
Autor
Páginas
181
Data de Leitura
21/04/2010

0 comentários: