A leitura é um testemunho oral da palavra escrita.

27/08/2011

Terra será Tua (A)


Um romance histórico que nos trás algumas das seculares lutas religiosas, na Barcelona do séc. XII, entre cristãos velhos e novos, judeus e mouros.

Este foi um livro pelo qual não esperava demasiado, mas que se mostrou bastante forte e de fácil leitura. Acompanhamos a vida de um rapaz camponês que consegue pela força da sua inteligência subir as escadas da fortuna e chegar a Nobre, e também a sua vida amorosa. Talvez seja demasiado ingénuo a maneira como Chufo Lloréns, nos leva a acreditar na possibilidade, de sem ser pela Guerra, alguém poder ascender a uma posição de destaque na sociedade Medieval de Barcelona, mas está bastante bem escrito e bem enquadrado numa época de grandes contrastes.
Gostei especialmente das excelentes descrições da Barcelona daquela época, nas quais sobressaem as descrições da vida numa urbe com alguns milhares de cidadãos e da vida dentro do que seria uma casa naquele século.
A Honra e o que se pode fazer em nome da Honra é algo que, Chufo Lloréns, nos transmite através de alguns dos personagens mais importantes do livro.
Em suma um livro a ler não só pelos amantes do Romance histórico, mas também por uma faixa de leitores  amantes do romance mais puro.



Sinopse

Idade Média, Barcelona. 
O tumulto de gentes, os ricos e os pobres, o conflito de religiões, as intrigas, os proibidos amores do Conde, a ambição de um jovem camponês. «A Terra Será Tua» é um poderoso romance histórico a fazer-nos viajar a um dos mais fascinantes períodos históricos de Barcelona. O autor envolve-nos em duas histórias: a dos ilícitos amores do Ramón Berenguer I, e a luta do camponês Martí para vencer na vida e poder finalmente casar com a mulher que ama.   
Martí está enamorado. A mulher que ama é contudo de uma classe social diferente pelo que o decidido camponês sabe que para poder desposá-la tem de conseguir o estatuto de Cidadão. Acabando por se tornar um dos mais poderosos homens da cidade de Barcelona, o seu percurso será duro e atribulado. Do espanto face ao movimento da cidade, das pessoas que circulam a regateiam, também ele encontrará a sua forma de sobrevivência. Ao mesmo tempo que Martí luta por uma vida melhor, o conde Ramón Berenguer I envolve-se numa ilícita e perigosa ligação amorosa que podem levar o condado à guerra.
Um poderoso retrato da Barcelona medieval, a fazer-nos viajar até uma das mais fervilhantes cidades de então, ao mesmo tempo que nos arrebata através de duas intemporais histórias de amor.


CLASSIFICAÇÃO DAS LEITURAS...
7-Muito Bom

Título
A TERRA SERÁ TUA
Saga

Tema
Romance Histórico
Editora
Círculo de Leitores
Autor
Páginas
634
Data de Leitura
18/07/2011

0 comentários: