A leitura é um testemunho oral da palavra escrita.

22/08/2011

Muralha de Gelo (A)


É difícil escrever sobre este 2º livro das Crónicas de Gelo e Fogo, isto porquê muito ficou dito no primeiro livro, “A Guerra dos Tronos”, no entanto à uma coisa que sobressai acima de todas as outras, é que o final do segundo livro é efectivamente um final que nos leva a querer começar logo de seguida o terceiro. Quando terminei o primeiro não fiquei completamente convencido com o final, já que parece um final um pouco abrupto, mas agora percebi que no original só existe um livro e não dois. Está explicado!

Os dois primeiros volumes são um só e quando os terminamos, sentimos que lemos algo que nos leva muito para lá do que um livro normalmente nos leva.
George R. R. Martin, cria neste seu primeiro volume (2 em Portugal), uma trama tremendamente intensa, de uma força arrebatadora, com personagens com quem nos podemos e queremos identificar, e que são de uma realidade que espanta quando pensamos que estamos a ler livros de fantasia.
A diversidade de personagens é tal, que poderíamos ser levados a pensar que nunca os iriamos ficar realmente conhecer, mas desenganem-se, porque George Martin consegue transmitir-nos o que são e como são.

Sinopse
Eddard Stark só aceitou o prestigiado cargo de Mão do Rei para proteger o rei... ou não suspeitasse que o anterior detentor desse título fora mandado assassinar pela rainha. Mas agora Eddard tem a certeza que foi ela. E também sabe a razão: a rainha tem um segredo escabroso que pode levar à queda da dinastia e mesmo à guerra civil!
E como se a conspiração palaciana não bastasse, tudo piora quando o rei Robert Baratheon é ferido mortalmente por um animal numa caçada. Mas a Mão do Rei já desconfia de tudo: terá sido mesmo um animal... ou o trabalho de mais um assassino da rainha? Um homem honrado e justo, Eddard Stark começa a temer ser derrotado pelo ninho de víboras que é a Corte e a Casa Lannister.
Mas a ameaça de guerra civil não é a pior sombra que paira no ar. No norte, para lá da muralha de gelo, uma força misteriosa manifesta-se de maneira sobrenatural. E ainda mais longe, a última herdeira dos Targaryen prepara-se para invadir os Sete Reinos com o maior exército alguma vez visto... e com o auxílio de dragões!


"A Guerra dos Tronos é a obra-prima da fantasia moderna e reúne o que de melhor o género tem para oferecer: magia, mistério, intriga, romance e aventura."
-Locus
"A melhor fantasia dos últimos 50 anos."
-The Denver Post
"A Guerra dos Tronos é a mais importante obra de fantasia desde que Bilbo encontrou o Anel." 
-SF Reviews.net
"George R. R. Martin apresenta um mundo vibrante e real, personagens soberbamente construídas, enredos complexos mas coerentes, descrições de cortar a respiração e uma prosa muito acima daquilo a que o género nos habituou."
-Amazon.com
"Agarra-nos e nunca mais larga. Brilhante!
-Robert Jordan
"Martin tem a capacidade de nos arrebatar de uma forma que os outros autores de fantasia não conseguem, talvez porque também não tenham a sua capacidade para desenvolver personagens. Seja nas sangrentas cenas de batalhas ou nos retratos íntimos dos laços familiares, A Guerra dos Tronos possui uma força crua e emocional que não nos deixa indiferentes. Martin também dispensa todos os clichés tolkianos, como elfos, espadas mágicas e dark lords, focando-se antes em pessoas reais e apenas sugerindo o sobrenatural. Acredite: A Guerra dos Tronos é a mais importante obra de fantasia desde que Bilbo encontrou o Anel."
-SF Reviews.net


CLASSIFICAÇÃO DAS LEITURAS...
10-São estes os livros que nos fazem sonhar...

Título
A MURALHA DE GELO
Saga
Crónicas de Gelo e Fogo – Livro II
Tema
Fantástico
Editora
Saída de Emergência
Autor
Páginas
397
Data de Leitura
21/08/2011





0 comentários: