A leitura é um testemunho oral da palavra escrita.

18/08/2011

Mão de Fátima (A)


Este é um livro apaixonante. Apaixonante não só pela história de amor que nos acompanha durante todo o livro, mas especialmente pela história da História dos Mouros na península Ibérica.
É impressionante tudo aquilo que se fez às populações que viveram mais de 800 anos no Sul da península, e que culminou com a deportação, expulsão e morte daquilo que se estima possa ter sido mais de meio milhão de pessoas.

As descrições que Falcones nos oferece sobre as mortandades, tanto de responsabilidade de cristãos como de muçulmanos, das descrições do roubo e pilhagens  aos bens dos mouros e à separação dos seus filhos menores, que foram retirados às famílias  mouras e que acabaram na escravatura, deixam-nos um travo bem amargo, sobre o que as populações se predispõem a fazer quando são conduzidas por homens fanáticos.
A não perder para quem queria realmente conhecer o nosso passado.

Sinopse
A história apaixonante de um jovem encurralado entre duas religiões e dois amores, em busca da sua liberdade e do seu povo, na Andaluzia do século XVI.

Na opulenta cidade de Córdova da segunda metade do século XVI, um jovem mouro, dividido entre duas culturas, e entre dois amores, inicia uma luta ardente pela tolerância religiosa e pelos direitos do seu povo.

Espanha, segunda metade do século XVI: há mais de meio século que desapareceu o reino muçulmano da península ibérica: Granada. Os muçulmanos, cuja presença contava oitocentos anos de antiguidade, vêem-se convertidos numa minoria oprimida economicamente e humilhada nos seus costumes e religião, que se vêem obrigados a abandonar.

Fartos de tanta injustiça, os mouros, lançam uma ofensiva a partir dos montes de Granada contra os cristãos e empreendem uma luta desigual. Entre os sublevados está Hernando, filho de uma moura e do sacerdote que a tinha violado; ele é desprezado, tanto pelos seus devido à sua origem, como pelos cristãos, pela cultura e costumes da sua mãe. Hernando procura conquistar a liberdade e o respeito, mas depara com a brutalidade de ambos os lados. Também descobre o amor, na pessoa da valente Fátima, a bela mulher de olhos negros.


Após a derrota da insurreição, Hernando é deportado para Córdova, a bonita cidade que ainda conserva o legado do seu passado árabe. Aí, Hernando tenta começar uma nova vida, que será uma nova etapa na luta pela tolerância e pela concórdia entre as duas culturas.

O autor de A catedral do mar regressa com um intrépido romance com os mesmos ingredientes que conduziram o primeiro romance ao êxito: fidelidade histórica entrelaçada com um comovente relato de amor e de ódio, de ilusões perdidas e esperanças que dão sentido à vida e a lançam pelos caminhos da aventura.




CLASSIFICAÇÃO DAS LEITURAS...
8-Excelente


Título
A MÃO DE FÁTIMA
Saga
Tema
Romance Histórico
Editora
Círculo de Leitores
Autor
Páginas
917
Data de Leitura
09/08/2011

1 comentários:

Estou curioso para ler este livro. Já li opinioes optimas em relacção a ele.


miguel
silenciosquefalam.blogspot.com