A leitura é um testemunho oral da palavra escrita.

25/08/2011

2666


Entrei neste livro às escuras, sem ter lido nada acerca dele antecipadamente e saí diferente, não sei até que ponto, mas saí diferente, disso não tenham dúvidas e apesar de já ter feito mais de um ano que o terminei, a sua marca ainda se mantém, ainda hoje dou por mim a pensar neste 2666 e em todos os seus personagens, e intrincados relacionamentos, que se espalham por 2 continentes e 3 épocas distintas.
Mas o que ficou, de uma forma que só os grandes livros conseguem, para que o possa sentir?Ficou em mim aquele ambiente denso, quente e violento que o caracteriza, ficou aquele ambiente denso das relações humanos e relacionamentos intrincados, ficou aquele ambiente quente e inóspito do México, em que ficamos com o corpo desagradavelmente pegajoso da transpiração e aquele ambiente de terror e violência de morte e de medo, que ao longo de centenas de páginas o autor nos leva a percorrer os caminhos da morte de 280 mulheres.
Foram 1.000 páginas de pura literatura, que ficam para sempre. Este é um livro que jamais se esquece.
Efectivamente são estes os livros que nos fazem sonhar... se são sonhos ou pesadelos, não interessa!!!


Sinopse
A Obra Prima de Roberto Bolaño
O que liga os quatro germanistas europeus (unidos pela paixão física e pela paixão intelectual pela obra de Benno vo Archimboldi) ao repórter afro-americano Oscar Fate, que viaja até ao México para fazer a cobertura de um combate de boxe? O que liga este último a Amalfitano, um professor de filosofia, melancólico e meio-louco, que se instala com a filha, Rosa, na cidade fronteiriça de Santa Teresa? O que liga o forasteiro chileno à série de homicídios de contornos macabros que vitimam centenas de mulheres no deserto de Sonora? E o que liga Benno von Archimboldi, o secreto e misterioso escritor alemão do pós guerra, a essas mulheres barbaramente violadas e assassinadas? 2666. Para se ler sem rede - como num sonho em que percorremos o caminho que nos poderá levar a todos os sítios possíveis.

«Depois de ter lido Bolaño a nossa vida muda um pouco. Não se pode esquecer que aquilo que ele deixou escrito, e que é uma tempestade, uma torrente, um delírio, como deve ser a literatura.»
Francisco José Viegas, Público

«Os temas são a violência, deslocação, a sexualidade da literatura - vertentes interminavelmente recombinadas na Europa, Detroit e México, através de múltiplos narradores e estilos de prosa.»
The New Yorker




CLASSIFICAÇÃO DAS LEITURAS...
10-São estes os livros que nos fazem sonhar...

Título
2666
Saga

Tema
Romance
Editora
Quetzal
Autor
Páginas
1008
Data de Leitura
26/01/2010
ISBN
978 972 564 816 2

0 comentários: